top of page

CARTA GASTRONÓMICA DA REGIAO DE LAFÕES

A Confraria dos Gastrónomos da Região de Lafões tem como missão a defesa, promoção e  divulgação do rico património gastronómico da Região. Há muito que ansiávamos fazer um registo rigoroso e meticuloso dos produtos que constituíram, e constituem, a base da alimentação das nossas gentes, a forma de os confecionar, as nuances que foram sofrendo, os pequenos segredos que lhes conferem um paladar especial e os tornam únicos. A doçaria é, também, variada e de qualidade reconhecida nos meios gastronómicos.

Finalmente, esse desejo vai ser concretizado; estamos a dar os primeiros passos para a elaboração da Carta Gastronómica da Região de Lafões. Será um documento fundamental para a história da alimentação local e constituirá um fator de promoção e divulgação dos produtos da região e da restauração em particular.

A elaboração da Carta Gastronómica é da responsabilidade da Confraria, contando com uma equipa especializada para o efeito. Mas um registo deste âmbito e importância requer a participação e colaboração dos agentes ligados à restauração e ao turismo bem como a população em geral. Nesse sentido, no dia 18 do mês de janeiro, a Confraria promoveu reuniões nos concelhos de S. Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades  para apresentar o projeto à restauração e recolher contributos. 

A recolha de informação não se esgota nestas reuniões temáticas. Necessitamos das receitas mais antigas ainda que os pratos já não se confecionem. Fazem parte da história das nossas gentes e serão o legado, a herança, que deixaremos às gerações futuras.

Todos aqueles que sejam conhecedores da gastronomia local poderão, também, participar nesta recolha.

Esperamos pelas vossas receitas.

Caçoilinhos do Vouga

 

Receita de D. Glória Ribeiro

bottom of page